quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Glossário - EAD




Quando iniciamos um curso à distância (pela Internet), começamos a lidar com várias coisas novas, recursos, meios de comunicação.

A construção de um glossário durante o módulo de acolhimento foi essencial para nós alunos da UFJF, compreendermos alguns termos próprios da educação à distância, promovendo assim uma aprendizagem ativa.

Alguns termos principais que integram a educação a distância são:

EAD: Educação à distância, também chamada de teleducação é a modalidade de
ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.
A interligação (conexão) entre as duas partes do ensino se dá por tecnologias, principalmente as
telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídia, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.
Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa.

NEAD: Núcleo de educação à distância.

UAB: (Universidade Aberta do Brasil)Criada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), em 2005, no âmbito do fórum das estatais pela educação, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes as políticas públicas voltadas para ampliação e interiorização da oferta do ensino superior e gratuito e de qualidade.

Moodle: Sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunicação on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

Chat: Sala de bate-papo com comunicação em tempo real.

Ambiente-virtual: Informática - conjunto de características gerais de um computador, sistema operacional, ou programa; configuração.

Fórum de discussão: Espaço onde a comunicação se dá em tempos diferentes.

Biblioteca digital: Armazena e organiza documentos digitais, permite consulta via WEB, desses documentos.

Comunidade Virtual: É uma comunidade que estabelece relações num espaço
virtual através de meios de comunicação à distância. Caracteriza-se pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.


Coordenador de curso virtual: Profissional que realiza integração com o ambiente educacional virtual em seu maior nível, responsável pela condução e coordenação dos trabalhos de aprendizado e tornar viável o acesso aos recursos do ambiente, será auxiliado por formadores se necessário.

Tutor: O tutor é um elemento importante em muitos sistemas de EAD, sendo o principal responsável pelo processo de acompanhamento e controle do ensino-aprendizagem
.
Postado por:
Fagner Pereira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog